Impressionismo possível


Impressionismo: Paris e Modernidade

Onde: CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Quando: De 4 de agosto a 7 de outubro de 2012

Horário: Terça a domingo, das 10h às 22h
Bilheteria: Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefones: (11) 3113-3651/52
Ingressos: Entrada franca



Le Fifre: Foi na obra Pablo de Valladolid de Velázquez que surgiu 
a inspiração de Edouart Manet para pintar o quadro acima. 
Para Manet, Velázquez fez o fundo de sua obra “desaparecer” de forma que ficasse apenas ar em volta do homem retratado. Com base nesta inspiração retratou um soldado, menino de forma grandiosa.



FILME: MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA 

O ponto forte do filme está nas atuações de Johanssom e Firth. Ela, que já havia encantando o mundo em Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola, está mais linda do que nunca. Simplesmente hipnotizante. E ele a quer sempre ao alcance dos seus olhos, o que faz crescer entre eles uma tensão sexual, que culmina na cena em que ele fura sua orelha para colocar-lhe os brincos da esposa. Sensualidade à flor da pele. 
O romance é uma fantasia, mas a história parece tão real que é difícil duvidar que as coisas tenham ocorrido de forma diferente da descrita no livro e no filme.Curiosamente, Johansson não foi a primeira escolha para interpretar a moça do brinco de pérola. Mas sua semelhança com a modelo que posou para Vermeer é tão grande, que é impossível pensar em outra pessoa que não ela para o papel. 
O filme -- que recebeu três indicações ao Oscar ® (Fotografia, Direção de Arte e Figurino) e duas indicações ao Globo de Ouro (Atriz – Drama e Trilha Sonora) -- conta ainda no elenco com Cillian Murphy (interpretando Pieter, filho do açougueiro e pretendente da bela Griet) e Tom Wilkinson, que tem uma importante participação na trama, no papel de Van Ruijven, o mecenas que comprou diversos quadros de Vermeer, ajudando-o a sustentar sua família.
 Ficha Técnica:
Moça com Brinco de Pérola (Girl With a Pearl Earring - Inglaterra - 2003 - 95 min)
Direção: Peter Webber
Roteiro: Olivia Hetreed, baseado no livro homônimo de Tracy Chevalier
Fotografia: Eduardo Serra
Figurino: Dien van Straalen
Elenco: Scarlett Johansson (Griet), Colin Firth (Johannes Vermeer), Tom Wilkinson (Van Ruijven), Judy Parfitt (Maria Thins), Cillian Murphy (Pieter), Essie Davis (Catharina).








As grandes Banhistas – Paul Cézanne



As grandes banhistas – Pierre- Auguste Renoir – 1887























Vênus do espelho, 1650  

[Também conhecida como Vênus Rockeby]



Diego Velázquez  (Espanha 1599-1660)
Óleo sobre tela,  122,5 x 177 cm
National Gallery, Londres.



















Nascimento de Vênus 
Sandro Botticelli












A beleza tem seus direitos dolorosos: cria, porém, os mais belos esforços da alma” (Amadeo Modigliani)




Mônica no nascimento de Vênus 

(Paródia da obra Nascimento de Vênus, de Botticelli. Esta releitura foi aberta ao público junto à outras paródias de Mauricio de Sousa em uma exposição no Instituto Ricardo Brennand)



































































































 Modigliani – Paixão Pela Vida, o filme é de 2004, tem direção 
e roteiro de Mick Davis e no elenco conta com Andy Garcia.

Artista plástico que viveu em Paris (1884 – 1920), conhecido pelos seus nus modernos e polêmicos. A história de um artista plástico e escultor, Amedeo Clemente Modigliani. Um italiano, de Livorno, que viveu e se expressou em Paris.

Esse filme começa pela fase decadente de Modigliani onde, embriagado de paixão pela arte e pela vida, se vê afundado em drogas e amores. O filme é maravilhoso, principalmnte pra quem gosta de artes. 

Assim, juntando-se à arte do cinema a pintura de Modigliani o filme transborda paixão, criatividade e beleza. Filho de judeus, Amedeo Modigliani foi um artista ímpar e a película sobre sua vida também não deixa de ser. 
Sua arte  figurativa e modernista se caracterizou por seus desenhos de face e alongamento de forma. Sua primeira influência artística veio de Henri de Toulouse-Lautrec, porém no comeҫo dos anos 90 ele se surpreendeu com o trabalho de Paul Cézanne. Além disso, Modigliani, amigo de outros artistas, fascinado por outras culturas e e em meio de várias transiҫões, desenvolveu uma linguagem artística singular que não é considerada nem parte de um estilo nem de uma escola.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRICO do Bairro VILA MISSIONÁRIA