Mandalas com Areia Indiana
Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo ou
"aquilo que circunda um centro". É uma representação geométrica da
dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição
plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e
atualização de um tempo divino.
Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a
imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o
ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na
estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. Uma vez
que o plano arquitetônico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro
muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre.
Daí a associação dos templos às montanhas cósmicas e a função que elas exercem
de ligação entre a Terra e o Céu. Como exemplo, temos a enorme construção do
templo de Borobudur, em Java, na Indonésia. Outros exemplos que podemos citar
são as basílicas e catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como
imitação da de Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos,
do mundo.
Originalmente criadas em giz, as mandalas são um espaço
sagrado de meditação. Atualmente são feitas com areia originárias da Índia.
Normalmente divididas em quatro secções, pretende ser um exercício de meditação
e contemplação. O objetivo da arte na cultura budista tibetana é reforçar as
Quatro Nobres Verdades. As mandalas são consideradas importantíssimas para a
preparação de iniciadores ao Budismo, de forma a prepará-los para o estudo do
significado da iluminação.
O processo de construção de uma mandala é uma forma de
meditação constante. É um processo bastante lento, com movimentos meticulosos.
O grande benefício para os que meditam a partir da mandala reside no fato de
que a imaginaram mentalmente construída numa detalhada estrutura tridimensional.
No processo da construção de uma madala, a arte
transforma-se numa cerimônia religiosa e a religião transforma-se em arte.
Quando a mandala está terminada, apresenta-se como uma construção extremamente
colorida. Depois do ciclo é desmanchada, a areia é depositada, geralmente, na
água. Apenas uma parte é guardada e oferecida aos participantes.
Um monge inicia a destruição desenhando linhas circulares
com seu dedo, depois espalham a areia e a colocam em uma urna. Quando a areia é
toda recolhida, eles apagam as linhas que serviram de guia à construção e
despejam a areia nas águas do rio.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala
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