Cruzamento Surreal de Dalí com Raul




Fruição * Estética
Estudo sobre o surrealismo
Cruzamento Surreal das obras Salvador Dalí com as músicas de Raul Seixas


Destino

Destino é uma curta-metragem animado lançado em 2003 pelos Estúdios da Walt Disney. Destino foi primeiramente idealizado em 1945, 58 anos antes da sua estréia. O projeto era, a priori, uma colaboração do animador americano Walt Disney com o pintor surrealista espanhol Salvador Dalí, com música escrita pelo compositor mexicano Armando Dominguez e interpretado por Dora Luz.

Origem do projeto
Deve ser uma animação baseada em uma canção mexicana de Armando Dominguez com o mesmo título e fortemente inspirado no mundo surreal do pintor catalão. Esta curta-metragem foi para ser integrado no filme "Música, Maestro!". Uma cenário de animação e alguns testes foram realizados a partir de Janeiro de 19461 , mas o projeto foi finalmente abandonada.

Realização antecipada
Após o lançamento do Fantasia 2000, Roy E. Disney decidiu retomar as filmagens deste filme. Ele foi libertado em construção, principalmente na França Walt Disney Animation estúdio em Montreuil, perto de Paris. Finalmente concluída na forma de um curta-metragem de 6 minutos, foi exibido em festivais e prêmios no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, em 2003. O filme foi exibido na exposição Era uma vez Walt Disney, as fontes de Arte da Disney, que foi realizada no Nationales Galeries du Grand Palais em Paris, de 16 de setembro de 2006 a 15 de Janeiro de 2007.


Simbologias e Curiosidades

O chão rachado é tocado por uma agulha de vitrola que restabelece o vigor do solo. A canção de Armando Dominguez “Destino” norteia toda atmosfera do curta.  Os cenários foram criados baseados em diversos desenhos e pinturas do artista catalão. O projeto foi iniciando em 1946, como proposta dos estúdios Disney de registrar em uma animação todos os conceitos  pictóricos que foram difundidos por Salvador: a melancolia do espaço, o dissolver constante de figuras, as alucinações do homem e a criação de paisagens inusitadas.
Walt Disney convidou Dalí para revigorara as fronteiras artísticas de seu estúdio. Tanto que a concepção visual de “Destino” é considerada uma das características da Disney. Assim como no filme Fantasias.
Dalí é sinônimo de surrealismo. Movimento de arte que surgiu em 1920, derivado do dadaísmo, pós Primeira Guerra Mundial. Os surrealistas inspiraram-se nos estudos dos sonhos, do inconsciente de Sigmund Freud. Uma arte para assustar e perturbar o espectador, na só por conta da técnica pictórica, sobretudo, pelos temas desenvolvidos com teores arbitrários. Embora Dalí tenha seguido uma estética mais fundamentada no realismo (estilo com preocupação mais com a cor luminosa, como Jan Vermeer e Jean Ernest do que a rigidez de Max Ernst ou André Masson) ele conseguido levar os conceitos ao melhor entendimento do público.
A simbologia surreal de Dalí era exclusivamente singular e própria. Elementos visuais encontrados em sua extensa obra, ele os extraiu de seu cotidiano, coisas aparentemente banais. Planícies infinitas do deserto, telefones, estátuas de mármore, ciclistas, jogadores de beisebol, e usou-os como ícones. Transformando-os, isoladamente em símbolos, representações de suas mais profundas emoções. A poética hieroglífica, onde relógios derretidos simbolizam a destruição do tempo e da tragédia de amor, uma mão aberta com formigas comendo na linha da palma da mão retrata a desintegração do homem, uma muleta sugere que o homem não pode viver sozinho.
Foram 22 pinturas e 135 desenhos de histórias por Dali para o projeto “Destino” nos anos 40, que foram abandonados na época. Depois de 57 anos, o sobrinho de Walt e produtor executivo, Roy E. Disney instruiu produtor Baker Bloodworth e diretor Dominique Monfery para completar curto de Dali. Eles fizeram isso com a ajuda de John Hench, que junto com Bob Cormack assistida Dali no projeto original. O filme terminou une vocabulário surrealista Dali para animação e inclui cinco pinturas originais de Dalí.
Walt Disney Destino descreveu o projeto como: "uma simples história de amor, onde o menino encontra a menina." Um sonho árido, um poema - Destino de Dali é um mal-assombrado jogo de relacionamento, onde a turbulência do romance não resolvido luta para a superfície da mente. Ele desafia hoje a forma como ele foi concebido para desafiar na década de 40, e pede ao espectador, e da indústria de animação, para ver além possibilidades comerciais conscientes, para brilhar o seu próprio destino estético.

Rom Barbagallo (Tradução Prof. Mr. Jacson Matos para uso em sala de aula)

Fonte: http://www.animationartconservation.com/?c=art&p=destiny_of_dali_destino




Gita
Raul Seixas

- Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo

procurando, foi justamente num sonho que Ele me falou:


Às vezes você me pergunta
Por que é que eu sou tão calado,
Não falo de amor quase nada,
Nem fico sorrindo ao teu lado.

Você pensa em mim toda hora.
Me come, me cospe, me deixa.
Talvez você não entenda,
Mas hoje eu vou lhe mostrar.

Eu sou a luz das estrelas;
Eu sou a cor do luar;
Eu sou as coisas da vida;
Eu sou o medo de amar.

Eu sou o medo do fraco;
A força da imaginação;
O blefe do jogador;
Eu sou!... Eu fui!... Eu vou!...

Gita! Gita! Gita!
Gita! Gita!

Eu sou o seu sacrifício;
A placa de contra-mão;
O sangue no olhar do vampiro
E as juras de maldição.

Eu sou a vela que acende;
Eu sou a luz que se apaga;
Eu sou a beira do abismo;
Eu sou o tudo e o nada.

Por que você me pergunta?
Perguntas não vão lhe mostrar
Que eu sou feito da terra,
Do fogo, da água e do ar!

Você me tem todo dia,
Mas não sabe se é bom ou ruim.
Mas saiba que eu estou em você,
Mas você não está em mim.

Das telhas eu sou o telhado;
A pesca do pescador;
A letra "A" tem meu nome;
Dos sonhos eu sou o amor.

Eu sou a dona de casa
Nos pegue pagues do mundo;
Eu sou a mão do carrasco;
Sou raso, largo, profundo.

Gita! Gita! Gita!
Gita! Gita!

Eu sou a mosca da sopa
E o dente do tubarão;
Eu sou os olhos do cego
E a cegueira da visão.

Eu!
Mas eu sou o amargo da língua,
A mãe, o pai e o avô;
O filho que ainda não veio;
O início, o fim e o meio.
O início, o fim e o meio.
Eu sou o início,
O fim e o meio.
Eu sou o início
O fim e o meio.

















Destino (Autor:Armando Domínguez)

Leyeron en la palma de mi mano
la línea de mis bienes y mis males,
y nunca me dijeron
mi destino de amor.

¡Ay! vida,
¡ay! que negro destino,
qué difícil camino
y lo tengo que andar.

Destino,
si ella supo, olvidarme,
haz que vuelva a adorarme
no la puedo olvidar.

Queriéndola yo
me la supiste robar,
destino tan cruel,
adaga mortal.

Destino,
haz que vuelva a mi lado,
ya que a mi lado,
a que tanto he llorado
por ese ingrato amor.




DESTINO

(Tradução Prof. Mr. Jacson Matos para uso em sala de aula)


Leram na palma da minha mão
A linha da sorte e do azar,
Mas nunca me disseram
O meu destino no amor.

Oh! Vida,
Ai! Que destino escuro,
Que difícil caminho
Que tenho que trilhar.

Destino,
Se ela soubesse esquecer,
Há de voltar a me adorar
Eu não posso esquecer.

Eu a amo
Contigo conheci a trapaça,
Destino tão cruel,
Adaga mortal.

Destino,
Traga de volta ao meu lado,
Porque para mim
Que tanto tenho chorado
Por esse amor ingrato.



Outra versão para o curta em inglês

Now I can smile and say
Destino
My heart was sad and lonely
In knowing that you only
Could bring my love to me
Destino
This heart of mine is thrilled now
My empty arms are filled now
As they were meant to be
For you came along
Out of a dream I recall
Yes you came along
To answer my call
I know now that you are my destino
We’ll be as one for we know
Our destiny of Love

Outra versão para o curta


Agora eu posso sorrir e dizer
Destino
Meu coração estava triste e solitário
Em saber que só você
Poderia trazer meu amor para mim
Destino
O meu coração está feliz agora
Meus braços vazios estão preenchidos agora
Como eles foram feitos para ser
Para você me acompanhar
De um sonho, eu me lembro
Sim, você veio
Para responder o meu chamado
Sei agora que você é meu Destino
Vamos ser como um, pois estamos conscientes do

Nosso destino de amor














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRICO do Bairro VILA MISSIONÁRIA